sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Visita de Professores do AEE do município de Ocara-Ce

Grupo de professores de Ocara município do Ceará, que ensinam nas salas do Atendimento Educacional Especializado daquela cidade, visitaram a Casa da Esperança para conhecer nosso trabalho com os autistas e ouviram palestra sobre a história da Casa da Esperança, sobre autismo e a importância da inclusão na escola regular.

Eu, Sônia Oliveira e o grupo de professores no jardim da Casa da Esperança após visita às nossas salas de atendimento.
Professores no auditório ouvindo a palestra

quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Casa Encantada

Casa Encantada é o nome do grupo de mães artesãs que enquanto esperam pelos filhos que estão sendo atendidos na Casa da Esperança, elaboram produtos em tecido usando a técnica de composição em retalhos (pachwork) e o bordado à mão. Algumas dessas peças já foram expostas em eventos como a Casa Cor 2007 e desfiladas no Dragão Fashion 2008. Este grupo é coordenado pelo NAF - Núcleo de Atendimento às Famílias da Casa da Esperança.

Mães bordando
Jogo da Velha em tecido estampado no verso e peças bordadas
Kit para cozinha - avental e pano de copa com bordado de laranja


Mães bordando em volta da mesa, em destaque cesto com novelos de linhas coloridas

terça-feira, 9 de agosto de 2011

I Encontro Paraibano de Autismo

 I Encontro Paraibano de Autismo dia 04 de Agosto de 2011 - Promovido pela  Fundação Centro Integrado de Apoio ao Portador de Deficiência (Funad) em João Pessoa-Pb. Este evento contou com a participação de profissionais da FUNAD, pais de pessoas com autismo e representantes de entidades que atendem pessoas com autismo.
Panorâmica do Auditório lotado


Mesa de Abertura do Evento- Maria Alice (mãe de autista), Alexandre Mapurunga (ABRAÇA) Simone Jordão (FUNAD)  Aparecida (FUNAD) Sônia Oliveira (Casa da Esperança) Cleomar (Ama-Pb)

Sônia Oliveira falando sobre a Casa Da Esperança, Autismo e Inclusão, na mesa ao lado Alexandre Mapurunga e Ângela Cristina 
Alexandre Mapurunga falando sobre a ABRAÇA, Autismo, CDPD e Direitos Humanos




segunda-feira, 4 de julho de 2011

Dentistas do Projeto Sorriso Solidário do SESC-Ce na Casa da Esperança

Dentistas do Projeto Sorriso Solidário do SESC-Ce realizaram visita à Casa da Esperança para aplicação de flúor e ensinar técnicas de escovação  para nossos pacientes com autismo. O trabalho foi realizado com muito sucesso e com a colaboração de nossos garotos e garotas. O primeiro contato com o dentista é muito importante que seja realizado de forma descontraída e com o empenho de bons profissionais de odontologia, tendo em vista as dificuldades que algumas pessoas com autismo têm com esse tipo de atendimento. Seguem algumas fotos da visita:

Dentista do SESC examina garota autista apoiada por TO da Casa da Esperança, todas de boca aberta.
Kênya, assistente social do NAF, ladeada pelas Dentistas do SESC.

Garota autista escovando seus próprio dentes enquanto é admirada pela dentista do SESC

Garoto autista da Casa da Esperança escovando os dentes da dentadura gigante que a dentista do SESC segura.






quinta-feira, 30 de junho de 2011

Palestra Autismo e Inclusão para Professores do AEE - Caucaia-Ce

Palestras, visitas em escolas, rodas de conversa com participação de pais e professores de escolas regulares, atendimento a professores de escolas públicas e particulares são atividades que fazem parte do nosso trabalho de incentivo e acompanhamento à inclusão de nossos pacientes na escola regular. Estas atividades são desenvolvidas pelo NAF-Núcleo de Atendimento às Famílias e a Coordenação Pedagógica da Casa da Esperança.
Eu, Sônia Oliveira, palestrando para professores do AEE  de Caucaia-Ce

Platéia de professores assistindo à palestra.

quarta-feira, 8 de junho de 2011

Visitas de Estudantes Universitários

 Estudantes do Curso de Serviço Social da FATENE
Todas às terças-feiras pela manhã o NAF recebe visitantes interessados em conhecer a Casa da Esperança e saber mais sobre autismo. São grupos de estudantes universitários, profissionais de outras instituições de Fortaleza, do interior do Estado e de outros Estados do Brasil.

Reunião com Pais e Terapeutas do Circuito de Estimulação Neuro- Sensorial

Reunião com familiares de pessoas autistas atendidas no Circuito de Estimulação Neuro-sensorial da Casa Da Esperança.


Todas as quartas-feiras de manhã e às quintas-feiras a tarde o Núcleo de Atendimento às Famílias reúne os pais de 2(duas) salas do mesmo setor e contamos com a presença do coordenador do referido setor e de terapeutas responsáveis pelo acompanhamento de pacientes da sala.Nesta reunião além da presença dos pais contamos com a colaboração da Coordenadora do setor Débora e da Fonoaudióloga Estela. O assunto em pauta nesse dia foi a situação de cada uma das famílias e seus filhos em relação a inclusão na escola regular e ao dia-a-dia  do atendimento realizado na C.E. A satisfação dos pais é quase unânime e todos relatam avanços de seus filhos em vários aspectos.

Reunião de Pais e Equipe do Circuito de Estimulação Neuro-sensorial

Equipe de Terapeutas do Circuito de Estimulação Neuro Sensorial da Casa da Esperança em reunião com os pais promovida pelo NAF
Pais e Terapeutas do Circuito de Estimulação Neuro-Sensorial
Esta semana estaremos finalizando o Ciclo de reuniões com pais e a equipe de terapeutas do Circuito de Estimulação Neuro-sensorial da Casa da Esperança, já é o terceiro encontro com as mesmas salas desde o início do ano passado. Foram momentos muito significativos onde se constatou a evolução em vários aspectos da relação da equipe com as famílias. Muitas crianças passaram a freqüentar a escola regular e todos os casos foram avaliadas de forma positiva e com resultados exitosos. O retorno dos pais em relação ao atendimento da equipe da Casa da Esperança foi muito muito bom, na grande maioria dos casos os pais referiram evolução significativa dos filhos que vão desde a aquisição da fala até retirada do uso das fraldas. A equipe ouviu merecidos elogios e está de parabéns pelo trabalho e
dedicação.


Grupo de Estudo do Relatório do Governo sobre a Convenção dos Direitos da Pessoa com Deficiência

Membros da Abraça reunidos elaborando a contribuição da entidade ao Relatório Brasileiro da CDPD 
 Elaboração da Contribuição ABRAÇA ao Relatório do Estado Brasileiro de Implementação da Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, esta contribuição contou com a colaboração de outros membros da ABRAÇA aqui do Ceará e da Bahia.
http://www.inclusaoediversidade.com/2011/06/contribuicao-da-abraca-ao-relatorio-do.htm